Rss Feed

Pages

Os Crimes e a Midia

Há um mês atrás, nos deparamos com o julgamento mais esperado de todos os tempos, o julgamento do casal Nardoni, (Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá), que foram condenados por ter matado em 28 de março de 2008 a menina Isabela Nardoni. Segundo o Ministério Público a menina foi arremessada pela janela do 6º andar e morta por ambos.

O que vimos na mídia foram, telespectadores clamando por justiça, tumulto em frente ao fórum, fila pra ver o júri, pessoas muito comovidas e revoltadas e a mídia em cima o tempo todo, fazendo plantão e prestando informações. É óbvio que esses tipos de crimes bárbaros geram comoção social. Quem não fica comovido em ver uma menina de 5 anos ser arremessada da janela do 6º andar ? A comoção é espontânea, é normal ficar assim. Mas o problema é que a mídia condena o agente antes da hora, causando revolta nas pessoas e influenciando o desejo de linchar e cometer mais violência.
Segundo a folha online, com a cobertura da morte da menina Isabella Nardoni, a audiência dos telejornais cresceu até 46% na primeira quinzena do mês em relação ao mesmo período de março[1]. Qual a necessidade de uma emissora colocar 18 repórteres, 8 produtores e 20 cinegrafistas para cobrir o caso ? Qual a necessidade de fazer plantão em frente a casa dos familiares e delegacias ? Será que o objetivo é ter cada vez mais audiência, não respeitando o Principio de Presunção de Inocência ? Fazendo pré-julgamentos, condenando antes da hora, sem saber o que houve de verdade. No caso da menina Isabela o casal foi condenado, e os demais que a midia fazem o julgamento precipitado e essas pessoas são inocentes? Será que a emissora vai continuar fazendo pré julgamento, e se arriscando a pagar cada vez mais indenizações ? Mas com a revogação da Lei de Imprensa, os julgamentos de ações contra jornalista passam a ser feitos com base nos códigos Penal, Civil e na Constituição[2]. Fazendo os jornalistas agirem com mais cautela com o que falam, não fazendo julgamentos precipitados, não condenando o individuo antes da hora.
Em se tratando do caráter e da inocência dos outros, cautela nunca é demais. Até quando a mídia vai jogar com as vidas das pessoas neste vale tudo por audiência ?
Será que o dinheiro sempre falará mais alto ? É lamentável.
Feito por: Priscilla Marques

[1]http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u393376.shtml

[2]http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1104820-5601,00-SUPREMO+REVOGA+A+LEI+DE+IMPRENSA.html

0 comentários:

Postar um comentário